(21) 2510-3282      contato@paulapereiraurologia.com.br    |   

Saúde, a principal promessa para o ano novo

A depender das nossas expectativas, o ano novo já começou repleto de promessas. A maior delas em relação à saúde - física e mental - porque só com saúde em dia dá para correr atrás dos outros juramentos.

Cultive bons hábitos

O primeiro passo é entender que boa saúde depende de bons hábitos. Não basta anotar na lista de metas que vai começar a academia ou fazer dieta. É importante que a satisfação pessoal seja o ponto de partida. Fazer um exercício que dê prazer ou incluir no cardápio itens saborosos são bons exemplos para estimular a motivação e a disciplina, além de melhorar o humor. Os objetivos devem ser possíveis, o foco não precisa ser necessariamente em emagrecer, melhor pensar em reeducação alimentar e em manter o corpo ativo no primeiro momento. Contando sempre com orientações de profissionais como endocrinologistas sobre o equilíbrio da alimentação e com ortopedistas e profissionais de educação física sobre a segurança nos exercícios físicos, de modo a evitar fraturas e lesões. 

Outros hábitos simples, como 5 minutinhos de meditação, limitar o uso do smartphone e cultivar plantas em casa são ótimas medidas para melhorar a sensação de bem-estar. 

Faça check-up anualmente

Essa combinação entre atividade física e alimentação equilibrada trabalha bem com a manutenção da saúde, mas é o check-up anual que vai servir como medida de prevenção. Esse recurso inclui exames ginecológicos para mulheres e urológicos, oftalmológicos e cardiológicos para homens e mulheres.

O início do ano é um excelente momento para marcar consultas em vez de conversar com o médico apenas quando os sintomas surgirem, se surgirem. A visita aos profissionais da saúde é importante não apenas para avaliar e prevenir possíveis doenças, mas também para saber sobre o estado de saúde completo do próprio corpo e tirar possíveis dúvidas sobre o funcionamento do organismo. Vale inclusive para os homens, que vão muito menos ao médico que as mulheres.

Abandone os maus hábitos

Além de cultivar hábitos bons, também é fundamental eliminar os ruins. Fumar e beber em excesso, por exemplo, estão no topo da lista de comportamentos de risco. Abandoná-los influencia bastante na qualidade de vida e pode evitar diversas doenças relacionadas ao tabagismo e ao alcoolismo, como o câncer e outras enfermidades que afetam o pulmão: asma, bronquite, distúrbios respiratórios do sono, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) etc. Nestes casos, o pneumologista ou o otorrinolaringologista são os profissionais ideais na busca de uma solução para largar os vícios. Mas não importa a especialidade médica, esteja vigilante com sua saúde, é seu bem mais precioso!

Fonte: Medical Site

02 de Janeiro de 2020