(21) 2510-3282      contato@paulapereiraurologia.com.br    |   

Até que idade os homens podem ser pais?

No início do século 20, as famílias eram formadas por pais jovens, que contavam apenas 20 e poucos anos, em média. Com o aumento da expectativa de vida e com a independência educacional e financeira das mulheres, os homens também foram adiando os planos de paternidade e constituição de família. 

O tempo é um fator determinante nos sonhos de ser mãe, já que a capacidade reprodutiva das mulheres tem prazo de validade - mais especificamente, até a menopausa, quando elas param de produzir óvulos. Mas com os homens é diferente. Será?

De fato, o período fértil do homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os níveis de testosterona e espermatozoide diminuem. Ainda assim, eles continuam férteis porque essa produção só é completamente interrompida na andropausa - fenômeno que equivale à menopausa nas mulheres, mas nos homens surge apenas na velhice. Assim, a fertilidade masculina dura quase toda a vida e é constante. O período fértil da mulher dura apenas 6 dias de cada mês. 

Por conta disso, acreditou-se sempre que eles poderiam ser pais quando bem entendessem, sem que a faixa etária comprometesse a fertilidade. Hoje sabemos que não é bem assim. Esperar muito tempo para ser pai também tem suas consequências. Estudos apontam que, depois dos 40 anos, a qualidade do sêmen cai e o tempo para engravidar a parceira aumenta significativamente. Além disso, assim como a maternidade tardia está associada a algumas doenças e à incidência de crianças com Síndrome de Down, por exemplo, a paternidade madura também traz riscos de problemas para a prole.

Claro, essas complicações não se devem somente à idade. Problemas e defeitos congênitos também dependem de uma complexidade de fatores que incluem estilo de vida, alterações hormonais e outras questões genéticas. Com o avanço científico e tecnológico esse panorama deve mudar, mas é importante que a preocupação com o tempo e a fertilidade não seja apenas da mulher.

A fertilidade do homem pode ser verificada por meio de alguns exames laboratoriais, como o espermograma, por exemplo. Além dos exames, o urologista também pode solicitar uma ultrassonografia de testículos para averiguar possíveis alterações que possam interferir na capacidade reprodutiva.

Fonte: Medical Site

10 de Outubro de 2019