(21) 2510-3282      contato@paulapereiraurologia.com.br    |   

A relação entre obesidade e libido masculina

A relação entre obesidade e libido masculina

Pouco se fala no assunto, mas o sobrepeso pode, sim, influenciar a libido. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), pelo menos 50% dos brasileiros estão acima do peso e 30% deles utilizam remédio para ereção. O desequilíbrio hormonal, o desempenho cardiovascular e os efeitos colaterais de alguns medicamentos estão entre os principais fatores da falta de desejo sexual entre os obesos. Vamos saber mais sobre o tema:

Alterações hormonais

A testosterona é um dos principais hormônios responsáveis pela libido, mas a obesidade é caracterizada por um desequilíbrio hormonal que inclui baixos níveis de testosterona. Isso acontece especialmente porque os obesos produzem em excesso duas substâncias que atuam negativamente na produção hormonal e no desenvolvimento dos testículos: a leptina e a aromatase. Nos homens, o resultado é um desequilíbrio de hormônios sexuais na região e uma consequente escassez de apetite sexual. 

Fluxo sanguíneo

A circulação sanguínea em pessoas obesas é alterada por causa dos diversos problemas cardiovasculares associados à condição. Por isso há menos fluxo de sangue nos órgãos genitais, atrapalhando a excitação e a ereção, no caso dos homens.

Questões emocionais

Por conta dos padrões estéticos sociais, pessoas obesas costumam ter problemas de autoimagem e baixa autoestima. Em consequência dessa insegurança, a hora do sexo é vista com bastante temor e tensão. 

Há também outros problemas que surgem em consequência da obesidade e que podem afetar diretamente o desempenho sexual e à libido, como falta de resistência; maior propensão à depressão; disfunção erétil; infertilidade etc.

Obesidade é uma doença e, como tal, precisa ser tratada. O paciente obeso carece de ajuda profissional em diversos âmbitos, como o nutricional, o endocrinológico, o cardíaco e também psicológico. 

Fonte: Medical Site

07 de Novembro de 2019